NewsLetterRegional
 
CNE JRA PostalNatal2017
ChefiaRegionalNatal

Mensagem de Natal do Chefe Regional

Caros Amigos, Irmãos no Escutismo, Amigos:

As minhas cordiais saudações escutistas.
Seguramente que estamos de acordo que o verdadeiro sentido de Natal vai, para nós cristãos, muito para além do que o que todos os dias nos é vendido de uma forma agressiva e constante nesta época tão especial para nós.
Claro que toda esta campanha de promoção muitas vezes deturpada, também trás algumas vantagens decorrentes de uma maior apetência de nossa parte para a solidariedade, de alerta para as causas sociais. Mas, caros escuteiros e amigos, mal vamos se só nesta altura estamos despertos para estas “coisas” que nos tocam tão fundo e que nos incomodam.

Todos nós gostamos da envolvência que nos traz o Pai Natal, - muitos de nós já usamos essa vestimenta vermelha para alimentar o imaginário dos nossos filhos, dos nossos netos - que, bem aproveitado pode ser muito interessante... o pior mesmo é o que isso normalmente trás atrás: consumismo desmedido, valorização da satisfação imediata e do descartável.
Triste Natal aquele em que à mesa da consoada não se reserva um lugar para Aquele que nasceu da forma mais humilde, que fez o seu caminho e sofreu como qualquer um mortal, para no fim morrer, por nós, para nós.

Amigos, o ator principal do Natal tem que ser Jesus, o Homem Novo. Esse é o verdadeiro presente que temos de trocar entre nós... um “presente” presente não no Natal mas sempre, em cada momento, nos bons e nos maus... um “presente” que acolhe... um presente a quem temos de abrir os nossos corações e deixar entrar em quem somos... e aí sim é Natal.

Desejo-vos um SANTO e FELIZ NATAL na Paz de Deus e que no ANO de 2018 saibamos com a alma renovada de esperança e de alegria, caminhar com convicção nos Trilhos de Vida que
nos mostra a Palavra de Deus.

Com uma forte canhota amiga,
José Carlos Santos
Chefe Regional de Aveiro

LuzPazBelem2017

Luz da Paz de Belém 2017 - partilha regional

Próximo dia 23 de dezembro, pelas 18h, irá decorrer na igreja Paroquial de S. Pedro da Palhaça, a Cerimónia Regional da Luz da Paz de Belém. Na celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo D. António Moiteiro, terá a colaboração da Cáritas Diocesana e do grupo Cáritas local. Neste sentido, lançamos o convite a todos os agrupamento para participarem neste evento fazendo a inscrição através do SIIE.
Todos os agrupamento que se fizerem representar tragam uma vela/candeia (grande) para que possam levar a Luz em segurança para as suas comunidades.
A comunidade irá, ainda, dinamizar uma cerimónia na Praça S. Pedro relativa à Paz que decorrerá depois da Eucaristia.
Traz a tua Luz, Partilha a Tua Alegria!

Ana Filipa Nascimento - Depº Internacional Regional
pe. Manuel Augusto - Assistente Regional

Consulta o ofício conjunto da Junta Regional de Aveiro e da Cáritas Diocesana de Aveiro

LencoContasRegiaoAveiro

IPE 2018 - Encontro de Iniciação à Pedagogia Escutista

Informamos os agrupamentos, que possuam candidatos a dirigente com os pré-requisitos já realizados, que se encontram abertas, no SIIE as inscrições para o IPE 2018 que irá decorrer nos dias 13 e 14 de Janeiro no campo de São Jacinto. Deverão inscrever os candidatos a dirigente até à data limite de 6 de Janeiro.
O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária para a conta da Junta Regional de Aveiro, enviando para a secretaria ( secretaria.aveiro@escutismo.pt ) o comprovativo da mesma (indicando o nome do candidato e o agrupamento).

Sónia Inácio
Secretário Regional para a Formação

LojaEncerrada

Encerramento da Loja Escutista

Informa-se a região de que a Loja Escutista Regional encerra de 26 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018.
Reabre dia 08 de janeiro 2018 no mesmo horário.

Nuno Nogueira
Secretário Regional para a Gestão

Maranatha

SEMANA IV - “Vem Senhor Jesus"

Entramos na recta final deste tempo do Advento, que nos levará a contemplar o mistério do Presépio. A alegria sente-se e vive-se em toda a parte. Festas de rua, luzes e musica, pessoas de rosto abertos e sorridentes. Algo de grande está para acontecer. O advento é um convite a viver este tempo cheio de emoções. O Senhor vem! Vale a pena sentir a alegria da sua presença no momento agradável da reunião da família. Vale a pena, a alegria da sua presença quando se descobrem experiências de amor. Vale a pena, enfim, sentir a alegria da sua presença que ultrapassa tudo o que é visível e actua como força em nós. Estamos de acordo que esta alegria imensa não é uma expansão externa e formidável. Sim, vale a pena viver o momento, mas importa, descobrir que, este forte impulso reside no interior de cada um. Então, pouco a pouco esta alegria vai criando uma forma de viver o encontro com os outros, uma forma de ir configurando o coração segundo a paz de Jesus.

O advento é um forte convite a viver o espírito de Oração mais afincadamente. Aproximar-se mais do Senhor que vem, melhor, desejar a sua vinda, pôr diante dele a fraqueza da nossa condição humana, ganhar consciência de que sem Ele, pouco somos, partilhar com Ele a vida que temos vivido, e descobrir nela a sua presença. Mas, para que tudo isto aconteça serenamente urge adquirir novas atitudes: a oração leva á Paciência. A espera que o povo de Israel viveu para a vinda do Messias, converte-se agora, para os cristãos, na espera que é também nossa, do retorno definitivo do senhor. São Tiago é um forte impulsionador desta novidade, exortando as suas comunidades a manter vivo este desejo «esperai com paciência a vinda do Senhor». Falar acerca deste forma de viver, levanta reparos, pode parecer erradamente, que deste modo se vive sem ambição, sem aspiração a nada. Certamente não se trata nada disso. Falar da paciência no Advento, é falar da capacidade de continuar a avançar na preparação do caminho do Senhor, mesmo sabendo-se que não é fácil. A paciência torna-se uma resposta ao apelo que Deus faz constantemente. Por outro lado, o nosso Deus, espera o nosso contributo para o reforço da paz, a confiança, a certeza de que Ele Vem e está próximo, e é para todos, pelo espírito de oração, com a alegria do nascimento do Menino.

Vem senhor Jesus! Como o agricultor, ensina-me a esperar confiadamente a tua vinda. Ensina-me a necessidade de ter os outros sempre presentes em mim. Torna-me mensageiro da tua luz como a estrela que anunciou aos que viviam na margem a tua vinda ao mundo dos mortais. Como Maria, modelo da perfeição e disponibilidade que eu saiba acolher a Palavra, para cantar as Tuas maravilhas.

Um Santo e Feliz Natal

Diácono Élio Simões
Assistente Regional Adjunto

inspiratio

FILME "O PROFETA"

Este é um filme que nos ensina a arte de viver pela conquista da paz interior obtida na contemplação da beleza. Aborda temas como o AMOR, AMIZADE, LIBERDADE, TRABALHO e a MORTE.
Explana e desenvolve as reservas que a BONDADE enfrenta para emergir, deixando para trás a amargura e a dureza da existência, não nos convidando a renunciar às boas coisas da vida, mas a sermos dignos delas, a viver ao nível do que há de mais elevado em nós.
Rosa Matos
Departamento Pedagógico I Secção
Clica aqui para aceder à proposta deste mês

***
logo registo criminal

Certificado de Registo Criminal

A Junta Central emitiu uma determinação sobre a entrega obrigatória do certificado de registo criminal com o censo 2018, consulta aqui a determinação.

***
***
AgendaTE

AGENDA-TE ...

23 DEZ. | LUZ DA PAZ DE BELÉM REGIONAL

***

Para mais informações contacta-nos através do email comunicacao.aveiro(at)escuteiros.pt

Este boletim é produzido e distribuído pelo Corpo Nacional de Escutas -
Região de Aveiro
E-mail: info.aveiro(at)escutismo.pt

 
 
Powered by Mad Mimi®A GoDaddy® company