NewsLetterRegional
 
LuzPazBelem2017

Luz da Paz de Belém 2017

No próximo dia 17 de Dezembro de 2017, no Porto irá ser partilhada a nível Nacional a “Luz da Paz de Belém”, onde estará a nossa Diocese representada com pelo menos uma delegação coordenada pela Equipa da Assistência Regional. Os grupos paroquiais e agrupamentos que quiserem poderão participar nesta cerimónia nacional – aqui tão perto. Sete dias depois teremos a nossa Celebração Diocesana.

Assim no próximo dia 23 de dezembro, pelas 18h, irá decorrer na igreja Paroquial de S. Pedro da Palhaça, a Cerimónia Regional da Luz da Paz de Belém. Na celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo D. António Moiteiro, terá a colaboração da Cáritas Diocesana e do grupo Cáritas local. Neste sentido, lançamos o convite a todos os agrupamento para participarem neste evento fazendo a inscrição através do SIIE.
Todos os agrupamento que se fizerem representar tragam uma vela/candeia (grande) para que possam levar a Luz em segurança para as suas comunidades.
A comunidade irá, ainda, dinamizar uma cerimónia na Praça S. Pedro relativa à Paz que decorrerá depois da Eucaristia.
Traz a tua Luz, Partilha a Tua Alegria!

Ana Filipa Nascimento - Depº Internacional Regional
pe. Manuel Augusto - Assistente Regional

Consulta o ofício conjunto da Junta Regional de Aveiro e da Cáritas Diocesana de Aveiro

ChefiaRegionalNatal

Mensagem de Natal do Chefe Regional

Caros Amigos, Irmãos no Escutismo, Amigos:

As minhas cordiais saudações escutistas.
Seguramente que estamos de acordo que o verdadeiro sentido de Natal vai, para nós cristãos, muito para além do que o que todos os dias nos é vendido de uma forma agressiva e constante nesta época tão especial para nós.
Claro que toda esta campanha de promoção muitas vezes deturpada, também trás algumas vantagens decorrentes de uma maior apetência de nossa parte para a solidariedade, de alerta para as causas sociais. Mas, caros escuteiros e amigos, mal vamos se só nesta altura estamos despertos para estas “coisas” que nos tocam tão fundo e que nos incomodam.

Todos nós gostamos da envolvência que nos traz o Pai Natal, - muitos de nós já usamos essa vestimenta vermelha para alimentar o imaginário dos nossos filhos, dos nossos netos - que, bem aproveitado pode ser muito interessante... o pior mesmo é o que isso normalmente trás atrás: consumismo desmedido, valorização da satisfação imediata e do descartável.
Triste Natal aquele em que à mesa da consoada não se reserva um lugar para Aquele que nasceu da forma mais humilde, que fez o seu caminho e sofreu como qualquer um mortal, para no fim morrer, por nós, para nós.

Amigos, o ator principal do Natal tem que ser Jesus, o Homem Novo. Esse é o verdadeiro presente que temos de trocar entre nós... um “presente” presente não no Natal mas sempre, em cada momento, nos bons e nos maus... um “presente” que acolhe... um presente a quem temos de abrir os nossos corações e deixar entrar em quem somos... e aí sim é Natal.

Desejo-vos um SANTO e FELIZ NATAL na Paz de Deus e que no ANO de 2018 saibamos com a alma renovada de esperança e de alegria, caminhar com convicção nos Trilhos de Vida que
nos mostra a Palavra de Deus.

Com uma forte canhota amiga,
José Carlos Santos
Chefe Regional de Aveiro

Logo IPDJ

Candidaturas ao PAJ 2018 | data limite 15/Dezº

Estão abertas das candidaturas para os apoios ao PAJ do IPJ, apoios estes que complementam e ajudam as angariações de fundos das atividades. O preenchimento da candidatura não é dificil pelo que merece ser analisado pelas direções dos agrupamentos. Para os agrupamentos já conhecedores do programa, o ficheiro a preencher é o mesmo, devendo ser considerados, com o intuito de máximização de critério na candidatura, os documentos em anexo. Para os agrupamentos que tenham questões a colocar, ou pretendem o ficheiro de candidatura, enviem e-mail para geral.aveiro@escutismo.pt.
Não deixem passar esta oportunidade!

[confira anexo A + anexo B]

Nuno Nogueira
Secretário Regional para a Gestão

Maranatha

SEMANA III - “Vem Senhor Jesus"

Temos vindo ao longo destes dias/semanas, a viver a vinda histórica de Jesus. Aliás, os textos Bíblicos relatam isso mesmo ao celebrarmos a Sua vinda constante, diária. Mas há uma terceira vinda, que celebramos neste Tempo. É a última, no final dos tempos, quando chegar o termo da caminhada de cada um de nós, e, entrarmos para sempre na vida de Deus. A cada ano o 1º domingo do Advento recorda-nos de forma especial este acontecimento. A cada Domingo, quando celebramos a Eucaristia, ao aclamarmos o Senhor que se torna presente no Pão e no Vinho, dizemos por vezes sem darmos conta do alcance das palavras: «Vinde Senhor Jesus». Mas ao mesmo tempo que esta esperança nos dá alegria e paz, é uma chamada à nossa tomada de consciência, de responsabilidade. Por isso, o Advento é também um tempo de escuta da Palavra de Deus alertando-nos: diz-nos «tende cuidado: não vos caia em cima aquele dia e fiqueis à margem».(cf. Lc 21.34). O terceiro Domingo do Advento torna-se o espelho mais pulido que reproduz a imagem mais nítida da felicidade estampada por todos. A Alegria. Para o bem e para o mal, estas semanas, são marcadas, também na vida social (na rua, na televisão, nos espaços comerciais, por toda a parte), pela preparação natalícia. Em todos os espaços vive-se o ambiente do Natal. Claro que isto não é mau, mas comporta alguns riscos, contra os quais é preciso estar vigilante tanto quanto se possa, e que consistem em fazer deste Tempo um tempo basicamente pagão, no qual o único interesse está na exaltação furiosa da importância do ter, do comprar e exibir.

Viver a semana da Alegria, é uma oportunidade que nos é oferecida para colocarmos os outros mais sós, mais doentes perto da centralidade do Natal de Jesus. Ao fim e ao cabo que sentimentos criam em nós a espera e a preparação da vinda do Senhor senão a Alegria? Se estamos convencidos de que vem a nós Aquele que traz a Salvação e a Vida, como será possível não sentir uma alegria, profunda, no intimo de cada um?

«Clama jubilosamente, filha de Sião, solta brados de Alegria, Israel! Exulta rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém».

A Liturgia deste Domingo, é um forte apelo a viver sempre ma Alegria, independentemente das circunstâncias. Os textos Bíblicos não deixam qualquer dúvida: Este é o «Domingo da Alegria». Não é a alegria sinal da presença de Deus? Não é a alegria sinal da esperança? Neste sentido, o conselho a viver «sempre Alegre» é uma boa forma de testemunharmos a Luz da Paz de Belém. Não estranhemos aquilo que o Papa Francisco, nos recorda com insistência: Fazer resplandecer em todas as circunstâncias: «a Alegria do Evangelho».

“Vem Senhor Jesus”!
Diácono Élio Simões
Assistente Regional Adjunto

inspiratio

FILME "O PROFETA"

Este é um filme que nos ensina a arte de viver pela conquista da paz interior obtida na contemplação da beleza. Aborda temas como o AMOR, AMIZADE, LIBERDADE, TRABALHO e a MORTE.
Explana e desenvolve as reservas que a BONDADE enfrenta para emergir, deixando para trás a amargura e a dureza da existência, não nos convidando a renunciar às boas coisas da vida, mas a sermos dignos delas, a viver ao nível do que há de mais elevado em nós.
Rosa Matos
Departamento Pedagógico I Secção
Clica aqui para aceder à proposta deste mês

***
logo registo criminal

Certificado de Registo Criminal

A Junta Central emitiu uma determinação sobre a entrega obrigatória do certificado de registo criminal com o censo 2018, consulta aqui a determinação.

***
LigaPateira

Liga-te à Pateira

Decorre na presente data a votação das propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017- que é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público no valor total de 300 mil euros.

Nesta esteira e acreditando que enquanto jovens temos um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor, nós, um grupo de jovens de Águeda apresentámos uma proposta que mereceu acolhimento pelo júri nacional, tendo passado à fase final do aludido concurso.

Esta fase consiste na exposição das propostas e consequente votação das mesmas a nível nacional pelos jovens com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos e terá lugar até ao dia 22 de Dezembro de 2017 .

Vimos solicitar a v/ colaboração, na divulgação da nossa proposta, com especial atenção aos escuteiros do vosso agrupamento, através dos vossos canais de comunicação para que estes não só possam tomar conhecimento da iniciativa como nos possam ajudar mediante a votação na nossa proposta.

COMO VOTAR?

Para votar na nossa proposta basta apenas enviar um SMS (gratuito) para o número 4310 com a seguinte informação:

170[espaço] n.º de cartão de cidadão com 12 dígitos alfanuméricos

EXEMPLO: 170 123456784ZZ1

Teríamos ainda todo o interesse em entregar algum material de divulgação junto das vossas instalações nomeadamente cartazes e flyers.

Poderá aceder a mais informação sobre esta iniciativa e sobre a nossa proposta através do seguintes links:

Orçamento Participativo Jovem Portugal: https://opjovem.gov.pt/cb/dxzexzdalt7CB8JZxaJYORS3NTIjZugw/topic/B1P88G36xjSKiovHoX5YC0gFaImHayKp?type=proposal

Liga-te à Pateira: https://www.facebook.com/ligateapateira/

Certos do v/ melhor acolhimento

Prezados cumprimentos,

Hélder Arede (917165012)
Inês de Castro (933430830)
Alexandre Pires (968432616)

***
AgendaTE

AGENDA-TE ...

23 DEZ. | LUZ DA PAZ DE BELÉM REGIONAL

***

Para mais informações contacta-nos através do email comunicacao.aveiro(at)escuteiros.pt

Este boletim é produzido e distribuído pelo Corpo Nacional de Escutas -
Região de Aveiro
E-mail: info.aveiro(at)escutismo.pt

 
 
Powered by Mad Mimi®A GoDaddy® company