Newsletter 2019
 
***

UMA VISITA A 2019

Em jeito de crónica de viagens, alguns relatos e encontros parados no tempo em 2019, pela "Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo".

***

EVENTOS | LOCALIDADES

***

Quinta do PISÃO, Cascais.

"A Quinta do Pisão caracteriza-se por possuir um mosaico de vegetação que ora se estende por prados verdejantes, ora se fecha em copas de árvores frondosas. As diferentes paisagens foram moldadas por séculos de ocupação deste espaço. Já durante o século XIX a Quinta recebeu a produção de cal, cuja cozedura tinha um carácter sazonal, realizando-se apenas nos meses quentes e não ultrapassando as três fornadas. (...) Estes fornos também foram alvo de recente intervenção e também podem ser visitados. (...) Atualmente o espaço é gerido pela Câmara Municipal de Cascais que, além de promover a recuperação das áreas agrícolas e florestais, está a dinamizar a repovoação da fauna e a promover uma maior ligação com a população através das atividades desenvolvidas ao longo do ano."

***

Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento

"O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal."

***
***

Madeira StreetArts Festival, Funchal.

"Madeira é um dos destinos turísticos mais apetecíveis do mundo. Trazer a arte performativa, como o circo contemporâneo, a dança, o teatro, a música, as estátuas vivas, o malabarismo, entre outras manifestações artísticas, para o espaço público, dignifica ainda mais o nosso destino."

***
***

Arquivo Municipal de Loures, Loures.

"O Arquivo Municipal de Loures constitui uma importantíssima fonte de informação e um garante da preservação e divulgação da memória coletiva do Concelho, valorização do património e salvaguarda do conhecimento.
Com cinco pisos, o edifício do Arquivo, tem instalações ímpares no panorama nacional. Dispõe de espaços para atendimento ao público, sala de consulta, serviço de referência, gabinetes de serviços técnicos e administrativos e diversos depósitos para acondicionamento da documentação. Os depósitos albergam toda a documentação administrativa proveniente da atividade do município, desde a sua criação em 1886, bem como outros fundos, desde a administração central, judiciais, associações, irmandades e confrarias, sem esquecer os familiares."

***
***

As Catraias da Estrada Real do Piódão", Serra do Açor.

Apesar de não ultrapassar os 1.349 metros de altitude e de ficar entalada entre as mais imponentes serras da Lousã e da Estrela, a Serra do Açor é um concentrado de beleza natural onde se destacam florestas, quedas de água e belas aldeias, como Piódão, Benfeita ou Foz d’Égua. Viagem à Serra do Açor, região centro de Portugal. (...)
Sobre Piódão já tudo foi dito: igual a si própria há séculos, já foi apelidada de “presépio” e é sem dúvida uma das aldeias históricas mais famosas e visitadas do país.

***
***
Tondela flyer

"Tom de Festa", ACERT, Tondela

"Formada em 1979, a ACERT cedo se assumiu portadora de um sentido de actuação pluridisciplinar, em termos das áreas artísticas, assentando a sua vertente criativa no núcleo que lhe deu origem: O TRIGO LIMPO teatro ACERT."

***
***

Festival Novas Invasões, Torres Vedras

"As “Novas Invasões” são um momento de confronto criativo e de afirmação de uma visão europeia baseada na diversidade e necessidade de contacto entre povos."

***
***
***

Gratos pela vossa atenção / Thank you for your attention.

João Paulo Barrinha / Walking Camera Project

***
 
     
 
Powered by Mad Mimi®A GoDaddy® company